sexta-feira, 11 de março de 2011

africana é presa com 3 kg de cocaína na mala em aeroporto


Droga estava escondida em fundo falso da bagagem. Foto: PF/Divulgação
Droga estava escondida em fundo falso da bagagem
Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal prendeu na noite de quinta-feira, no aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, região metropolitana de Natal (RN), uma técnica de turismo africana que tentava embarcar para Portugal com 3,12 kg de cocaína pura. Segundo a PF, a droga estava escondida no fundo falso de uma mala.
A prisão ocorreu por volta das 21h30, quando os policiais visualizaram, através do aparelho de raios-X, uma coloração estranha em uma bagagem que seguiria para Lisboa. A mala, então, foi separada e sua proprietária, identificada. Visivelmente nervosa, a mulher de 55 anos foi interrogada na sala da PF no aeroporto e declarou que estava levando apenas lençóis.
Os policiais desconfiaram da versão da africana e abriram a bagagem. Quando uma das extremidades da mala foi perfurada, um pó esbranquiçado foi encontrado. Após ser submetido a testes, foi verificado que se tratava de cocaína.
A mulher recebeu voz de prisão e foi levada até a Superintendência da Polícia Federal. Durante a sua autuação, a estrangeira declarou desconhecer que estivesse transportando drogas e alegou que veio ao Brasil apenas com o objetivo de manter contato com agências de viagens para vender pacotes turísticos do seu país.
A africana disse ainda que, nos últimos dias, esteve hospedada em um hotel de São Paulo, quando conheceu uma pessoa que não recorda o nome e esta lhe perguntou se poderia fazer o favor de levar uma mala com roupa de cama para ser entregue em Niamey, capital do Níger, cidade onde ela reside e seria procurada tão logo desembarcasse.
Enquadrada na Lei nº 11.343/06, a mulher responderá pelo crime de tráfico internacional de entorpecentes e, caso seja condenada, poderá pegar uma pena de 5 a 20 anos de prisão. Este foi o segundo flagrante de tráfico internacional feito este ano no aeroporto Augusto Severo. Até o momento, três estrangeiros foram presos e 7,13 kg de cocaína apreendidos.

Um comentário: